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O que é e como aumentar a libido?


Uma das queixas mais frequentes que recebemos em nossos canais é a tal da baixa libido. Seja por efeitos de hormônios, pela rotina agitada, por problemas no relacionamento ou mesmo medicamentos, o fato é que o desejo sexual é fundamental para a nossa saúde, então se preocupar com a falta dele é sim importante, sys. Contudo, libido não é apenas desejo sexual, sabia? Explicamos mais sobre neste blogpost.


O que é a libido?

A maioria dos conteúdos sobre sexualidade por aí dizem que a libido está ligada apenas ao desejo sexual, mas isso não é verdade. A libido é uma energia de vida, ela faz parte do seu desejo sexual e de outras áreas da vida. Ela é uma energia que deve ser equilibrada sempre que possível, pois podemos canalizá-la para diversas áreas da nossa vida, como trabalho, família, estudos, vida social.

Por exemplo, quando você está em época de prova na faculdade ou com um projeto importante no seu trabalho, é normal você canalizar toda a sua libido para essas áreas que estão precisando de uma maior atenção sua, ou seja, toda a sua energia estará ali. Com o passar desse período, a tendência é a sua libido equilibrar-se novamente.

Mas e se ela não se equilibrar nunca? Nesse caso, há o exemplo de pessoas que vivem pelo trabalho e o desejo sexual desaparece, pois toda a sua libido está canalizada no trabalho. Quando essa pessoa percebe que seu desejo desapareceu, ela não se dá conta que é por causa do seu trabalho. Nesses casos, o ideal é procurar ajuda psicológica, como a terapia sexual.


O que fazer para equilibrar minha libido?

O primeiro passo para equilibrar a sua libido é descobrir para onde você está canalizando as suas energias. Descobriu? Ótimo! Agora vamos encontrar um meio para equilibrá-la.

Algo que pode ser útil para equilibrar a libido é criar regras com horários e ambientes, como “Quando chegar em casa, eu não vou trabalhar” ou “Dentro de casa faço outras coisas, preferencialmente aquilo que me deixa bem”. Procure algum hobby e adicione na sua semana, faça algo para você, sys. Tenha sempre um espaço na sua semana para adicionar algo que você goste, mas que esteja sempre de lado.


Como aumentar a libido (desejo sexual)?

Fotografia de uma mulher sentada de costas em uma mesa. Sua pele é branca e ela veste um conjunto de lingerie brancas, sendo a parte da calcinha de rendas. A mesa é de madeira e está com alguns itens de cozinha, como rolo de pão, frutas e farinha. Ao fundo, uma cozinha toda em madeira
A baixa libido, em muitos casos, é multifatorial

Se você está com falta de desejo sexual, saiba que isso é mais comum do que imagina e que existem várias causas para o tesão diminuir, ok? Dito isso, talvez algumas mudanças de comportamento podem te ajudar:

  1. Comece a pensar mais sobre sexo. Pesquise mais, siga nas redes sociais pessoas que falam sobre sexualidade (como a própria Share Your Sex), fale sobre o assunto, faça o sexo ser parte da sua rotina. Não precisa ser algo para se excitar, mas sim, para deixar o assunto mais próximo de você.

  2. Estimule as suas fantasias. Trazer pensamentos sobre o sexo mais próximo a você já te ajuda, mas, muitas vezes, não é o suficiente. Leia contos eróticos, escute áudios eróticos (dica, a SYS Club é ótima para isso), tente estimular a sua criatividade e perceba o bem que isso vai causar.

  3. Pratique o autoconhecimento. Se toque, se olhe no espelho, se masturbe! Crie o hábito de se conectar com você mesma para, assim, conhecer novos pontos de prazer. Muitas vezes não sabemos o que gostamos, o que dificulta o prazer sexual e a própria libido.

  4. Como anda a sua musculatura pélvica? Isso é algo importante caso você queira realmente mergulhar cada vez mais no seu prazer. O fortalecimento do assoalho pélvico, além de ter muitos benefícios (como não ter perda urinária e flatos vaginais), te ajuda a melhorar a sua lubrificação, a sentir mais prazer sexual e a se excitar. Contudo, esses exercícios devem ser feitos com uma profissional especializada na área, ou seja, uma fisioterapeuta pélvica.

  5. Use e abuse da comunicação. Sempre se comunique com a pessoa com quem você está tendo relações sexuais, fale o que gosta e o que não gosta, suas fantasias, desejos... A comunicação abre portas para o seu prazer!

Contudo, essas dicas não fazem milagre, viu? É necessário esforço e constância para ver resultados.

Mas, e se você, mesmo após todas as dicas, seguir sem desejo sexual. O que fazer? Bom, aí pode ser algo mais a fundo, como algum trauma, bloqueios, pouca estimulação, sentimento de culpa... Nestes casos, o mais indicado é você procurar uma psicoterapia, de preferência uma terapia sexual, para que seja feito um trabalho mais aprofundado psicologicamente. Nunca deixe de buscar ajuda, sys. Você nunca está sozinha <3


Libido baixa e hormônios

Já ouviu alguém dizer que está com a libido baixa por conta dos hormônios de algum método contraceptivo, como a pílula? Será que isso é verdade?

Sim, os hormônios podem mexer com o seu desejo sexual, por isso é muito importante que você visite a sua ginecologista e faça os exames necessários para descobrir se é algo hormonal! Se sim, quem sabe você consegue trocar de pílula ou mesmo de método, para algum que não interfira no seu desejo sexual?

O mesmo vale para medicamentos, como antidepressivos. O ideal é buscar ajuda médica e checar se são esses medicamentos que diminuem a sua libido. Para tudo há alguma solução, então não se desespere!

Na maioria dos casos, a culpa não é dos hormônios/medicamentos ou unicamente deles, principalmente em mulheres jovens. Já parou para pensar no estilo de vida que você anda levando? Você faz exercícios físicos regularmente, tem uma boa alimentação e cuida da sua saúde mental? Tudo isso influencia na libido e no apetite sexual, sys.


Cuide de seu corpo e ele irá cuidar de você!

 

Sobre a autora

Julia Cepeda

Psicóloga e Sexóloga. Trabalha com a terapia sexual, individual e de casal.


Saiba mais sobre o trabalho da Julia em seu Instagram


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